Cooperativa

História

Sem fins lucrativos que visa essencialmente preservar, dinamizar e potenciar o olival tradicional existente em toda a zona envolvente do Parque Natural da Serra de São Mamede, a Coopor – Cooperativa Agrícola do Concelho de Portalegre, CRL iniciou as suas actividades em 17 de Maio de 1979 com o património e o pessoal recebidos do Grémio da Lavoura de Portalegre em consequência do Despacho Conjunto dos Ministérios da Agricultura e Pescas, do Comércio e Turismo e do Trabalho, de 30 de Março de 1979, publicado no Diário da República Nº.107, II série, de 10 de Maio de 1979.

Desde logo foi intenção da sua Direcção dotar a Cooperativa com os meios julgados mais urgentes para a defesa dos reais interesses dos agricultores seus associados pelo que, na sua Assembleia Geral de 18 de Julho de 1979, se resolveu criar, a par da Secções de Compra e Venda e de Máquinas e Alfaias Agrícolas – “herdadas” do extinto Grémio – A SECÇÃO DE OLIVICULTURA, a implementar com a construção e equipamento de um lagar de azeite. A inauguração foi no dia 3 de Dezembro de 1984. Para agregar a área geográfica da Cooperativa, criámos a marca de AZEITE SÃO MAMEDE.

O nosso lagar está equipado com tecnologia de ponta, com um método de extracção contínua e inteiramente mecânico. Permite-nos laborar as azeitonas logo após a colheita, contribuindo assim para manter a frescura da matéria prima. Após o processo de extracção a baixa temperatura, o azeite produzido é armazenado em depósitos em inox, abrigados das luz e das oscilações de temperatura. Fica em estágio nos depósitos durante algum tempo, num processo de decantação natural, a fim de maximizar o verdadeiro e característico sabor do azeite.

Orgãos Sociais

Assembleia Geral
Presidente Jaime Romão Saramago de Moura Tavares
Vice-Presidente Mário Bonito dos Santos
Secretário João Alberto Gaio Tavares Silva
Substituto João Carlos Proença Salgueiro

Direcção Efectivos
Presidente José Casimiro Baptista Bezerra
Secretário Delmiro Benito Oliveira Roque
Tesoureiro António João Calrão Carvalho

Substitutos
José Joaquim Pires Trindade da Mata
Manuel Maria Carvalho Gonçalves
Vítor Joaquim Janeiro Cáceres

Conselho Fiscal
Presidente Manuel Maria Veira Duque
Vogal Sociedade Agrícola Agro-Pecuária da Abrunheira, Lda.
Vogal Francisco Marcelino Covas da Silva